Olá.
É claro que não existe nas empresas um departamento que se chame Contabilidade de Arrecadação de Tributos.
O Departamento se chama simplesmente Contabilidade.
Eu chamei de Contabilidade de Arrecadação de Tributos para enfatizar a perversa situação de que 70% do tempo de trabalho útil da Contabilidade esteja dedicado à escrituração de impostos.
O fato é que já de longa data, os governos de todas as esferas, municipal, estadual e federal perceberam que os controles contábeis das empresas se constituíam em ferramenta confiável para a arrecadação de impostos.

A partir daí surgiram todas as exigências fiscais de escrituração. Todas elas aprovadas em lei, diga-se de passagem.
O que mais revolta é que a contabilidade de arrecadação de impostos está totalmente dissociada da realidade da empresa, desconsiderando suas necessidades de gerenciamento. Ou seja, os princípios básicos da contabilidade foram desconsiderados para atender as exigências do fisco.

São inúmeros os exemplos de distorção de resultados utilizados no interesse da arrecadação tributária. Cito aqui como exemplo as adições e exclusões da base de calculo de apuração do imposto de renda, como distorção de resultados contábeis com o fim de levantar o imposto devido.
A criação do LAIR, lucro antes do imposto de renda, é uma figura adaptada pela contabilidade para acomodar a exigência dos ajustes da base de calculo do imposto de renda das empresas feitas pela Receita Federal.


A contabilidade de arrecadação de tributos é complexa, sem duvida nenhuma. Existem sistemas cibernéticos super extensos elaborados pelo fisco federal que foram empurrados para cima dos contadores como obrigação acessória fiscal. Temos como exemplos o SPED CONTABIL e o SPED FISCAL entre tantos outros. Não há como escapar desta armadilha. O contador que não se adaptar a estes sistemas NÃO pode exercer sua profissão.


As estatísticas nos dizem que são necessárias 2600 horas por ano para cumprir as exigências fiscais impostas às empresas. O custo de um erro na operação destas obrigações pode levar uma empresa à falência.
E tudo isto exigido por lei. É um absurdo.


Obrigado por ter acompanhado o meu vídeo. Espero que sua atenção tenha sido recompensada com informação de valia. Até a próxima

Deixe um comentário