CONTABILIDADE FINANCEIRA – por Sami Kuperchmit

Olá. Hoje falarei sobre uma das áreas da contabilidade, a CONTABILIDADE FINANCEIRA.

A Contabilidade Financeira é também conhecida como Contabilidade Societária e é o órgão encarregado de registrar todos os fatos ocorridos na entidade em que está inserida.

Aliás, esta é a obrigação principal da Contabilidade Financeira: o Registro dos atos empresariais ou organizacionais da entidade para toda e qualquer pessoa que se interesse em saber das ocorrências em determinada entidade.

Os registros contábeis são sempre públicos, ou seja, qualquer pessoa ou organização pode ter acesso às informações.

A dinâmica destes registros contábeis se assemelha a uma ata sendo redigida continuamente no tempo e relatando, na linguagem contábil, todos os fatos ocorridos durante a existência de uma entidade.

Em uma reflexão mais profunda, os registros contábeis são uteis não apenas para finalidades de Gerencia Empresarial, mas também para a sociedade como um todo, pois representa também um registro histórico e social do comportamento de parte da sociedade. Para entender esta linguagem basta saber como se processam os registros contábeis.

Como já dito anteriormente, a contabilidade financeira trata do registro de fatos já OCORRIDOS. Portanto, pela conotação histórica do registro contábil os registros da Contabilidade financeira não são recomendados para projeções financeiras, mas podem ser estudados para o estabelecimento de TENDENCIAS econômico financeiras.   

 Outra importante característica da Contabilidade financeira é sua NATUREZA DE AGREGAÇÃO.

O registro contábil de partidas dobradas leva em conta a ORIGEM e a APLICAÇÃO dos recursos da entidade. Basicamente, isto significa que o relato contábil revela de onde o recurso saiu e para onde foi, em outras palavras, quem pagou e quem recebeu.

E é este registro do movimento de entrada e saída entre as contas contábeis da entidade que fornece o quadro geral da interação, agregação entre as varias seções da entidade,  

A contabilidade financeira aplica-se a qualquer empresa, entidade ou organização, independentemente de seu tamanho ou ramo de atividade.

Note-se que para cada ramo de atividade econômica, a Contabilidade financeira se adapta e se especializa para melhor relatar os fatos da entidade em que atua. São especializações da Contabilidade Financeira a contabilidade comercial, a contabilidade industrial, a contabilidade de prestação de serviços, a contabilidade hospitalar, a contabilidade de empresas de seguros, a contabilidade rural, a contabilidade da construção civil, a contabilidade bancária, a contabilidade governamental, entre outras.

Como se pode ver pelas especializações, as técnicas da contabilidade financeira são extremamente flexíveis e nada impede que no futuro surja uma “contabilidade espacial” ou uma “contabilidade subaquática”

Meu caro seguidor, espero que as informações que eu trouxe aqui tenham sido de valia para você. Desejo-lhe sorte em seus empreendimentos. Até a próxima.


Comentários

Deixe um comentário