
Olá. Hoje vou falar sobre a Contabilidade Fiscal
A contabilidade fiscal também é conhecida por Contabilidade tributária. Esta área da contabilidade se ocupa do planejamento fiscal das empresas.

O que é planejamento fiscal?
O planejamento fiscal traduz-se no esforço das empresas e organizações para obter uma diminuição da carga de impostos a que estão submetidas.
Note bem, o esforço para diminuir a carga de impostos é feito respeitando a lei tributária, e por isto é legitimo. O planejamento fiscal equipara-se a qualquer outro esforço dentro da entidade no sentido de diminuir custos.

Dada a alta complexidade da lei tributária apenas profissionais altamente treinados podem trabalhar com planejamento fiscal.
E mais. Não importa o tamanho ou a especialidade da empresa, se ela não se preocupa com a carga de impostos que incide sobre sua atividade estará fora do mercado em pouco tempo.
Não podemos de forma nenhuma confundir a Contabilidade de Arrecadação de Impostos com a Contabilidade Fiscal.

A Contabilidade de Arrecadação de Impostos cuida da sistemática da arrecadação, do levantamento de todos os impostos incidentes na atividade da empresa, do lançamento contábil dos impostos, e dos sistemas cibernéticos, privados ou governamentais de lançamento e recolhimento de impostos. Em vídeos anteriores eu tratei do tema Contabilidade de Arrecadação de Impostos.

O planejamento fiscal deve estar em sintonia intima e constante com a área de planejamento estratégico da empresa. As decisões dentro da empresa feitas em consonância com o planejamento fiscal tem maior probabilidade de sucesso. O conjunto de estratégias adotado no âmbito do planejamento fiscal pode tanto viabilizar projetos como mostrar dificuldades incontornáveis para superação do custo fiscal de projetos.
Um bom exemplo de planejamento fiscal são os estudos elaborados pela área visando a implementação da sistemática de arrecadação do imposto de renda pelo Lucro Real. Este tema já foi discutido aqui por mim em vídeos anteriores.
Outros bons caminhos na luta para conseguir uma maior economia fiscal são o aproveitamento dos benefícios fiscais que podem ser obtidos a partir dos programas governamentais de todas as esferas.
Quero salientar aqui alguns benefícios fiscais relevantes. São eles: Programas de incentivos fiscais que favorecem determinadas atividades econômicas, aproveitamento de alíquotas menores para produtos e serviços, regiões em desenvolvimento que oferecem às empresas redução de impostos para lá se instalar, prazos estendidos de arrecadação estabelecidos por políticas públicas, recusa em se dedicar a empreendimentos ou se instalar em regiões que possuem alta tributação.

Meu caro seguidor, espero ter trazido aqui para você informações de valia. Coloco-me à sua disposição para esclarecimentos de dúvidas. Desejo a você sorte em seus empreendimentos.


Deixe um comentário